Organizações filantrópicas com imunidade tributária geram quase dez vezes mais retorno à sociedade

Por: Instituto Filantropia
24 Agosto 2022 - 00h00

10226-email

Para cada R$ 1,00 de imunidade tributária, as organizações filantrópicas proporcionaram um retorno de R$ 9,79 – quase dez vezes mais. Este resultado faz parte da terceira edição da pesquisa A contrapartida do setor filantrópico no Brasil, divulgado pelo Fórum Nacional das Instituições Filantrópicas (Fonif).

Construído com base em dados oficiais, o estudo revela que 58% dos municípios brasileiros (3.234 das 5.568 localidades) possuem instituições filantrópicas e que o Terceiro Setor cumpre uma missão de cuidar e criar oportunidades de transformação e mobilidade social para quem mais precisa – 89% da população nacional está coberta pelo alcance das organizações sociais.

O estudo mostrou também que a imunidade às filantrópicas representou 4,3% do total de gastos tributários classificados pela Receita Federal.

“Aqui tem tanto o retorno tangível — o valor de cada bolsa, procedimento e atendimento — quanto o lado qualitativo. Além da entrega desses serviços, tem mais entrega de qualidade comparado com a média das instituições que prestam serviços, sejam públicas ou privadas. Realmente, é um retorno muito alto, quase dez vezes maior de investimento, o que precisa ser reconhecido e valorizado”, afirma Pedro Melo, sócio da consultoria Dom Strategy Partners.

A pesquisa está disponível AQUI

Fonte - Fonif

 

 

PARCEIROS VER TODOS