A sintonia
entre os palestrantes convidados e os membros da organização da edição 2023 do Fórum
Interamericano de Filantropia Estratégica (FIFE) mais uma vez foi fundamental
para rapidamente materializar a programação do evento, cujo tema central será "Transformação
para o bem: novas perspectivas para o setor social".
Marcado para o período entre 25 e 28 de abril, no Hangar Centro de Convenções (Avenida Doutor Freitas, s/n, Marco, Belém/PA), o FIFE terá mais de 100 atividades durante esses quatro dias, as quais abordarão os mais diversos temas que fazem parte do dia a dia do Terceiro Setor – captação de recursos, comunicação e marketing para organizações sem fins lucrativos, governança, gestão de projetos e voluntariado.
Neste ano, gestores e profissionais que forem à capital paraense terão a oportunidade de participar, opcionalmente, de um evento pré-FIFE, a Master Class “Cebas: o que muda na prática?”, com a contadora Marcia Cavalcante e a assistente social e terapeuta de família Maria Iannarelli. A palestra que antecede o Fórum será realizada das 14 às 17 horas.
Logo após as apresentações de abertura do FIFE, que se iniciam a partir das 18 horas, o palestrante profissional Alfredo Rocha motivará o público falando de “Atitudes para um novo tempo”.
Alguns destaques
O segundo dia (26/04) do evento corre com diversas palestras, entre as quais “Seja a mudança que você quer ver no mundo” (às 9 horas), com Iara e Eduardo Xavier, fundadores do movimento Caçadores de Bons Exemplos; “Quatro pilares de crescimento para sua organização” (às 10 horas), com o empreendedor social Alexandre Amorim, cofundador da Asid Brasil e Ago Social.
À tarde, não perca as palestras “O que é preciso para ser aprovado em um edital?” (das 14h30 às 15h30, sala 5), com o comunicador social Áureo Giunco Junior; “Análise de contexto de uma causa para investimento socioambiental” (das 15h35 às 16h20, sala 5), com a consultora Carol Zanoti; “Fundos patrimoniais para mobilização de recursos” (das 16h50 às 18h10, sala 1), com a advogada Juliana Furini, Paula Jancso Fabiani (CEO do Idis), Leonardo Letelier (CEO e fundador da Sitawi Finanças do Bem e cofundador e diretor-executivo da Endowments do Brasil) e o advogado Danilo Tiisel (diretor da Social Profit Consultoria); “Captação de recursos por meio de incentivos fiscais” (das 16h50 às 18h10, sala 6), com Michel Freller, vice-presidente do conselheiro deliberativo da ABCR.
O terceiro dia (27/04) começa com Carlos Braga, professor e coordenador técnico do Programa ESG da Fundação Dom Cabral, que abordará o “Panorama ESG: mobilizando capital filantrópico em investimento de impacto - conceitos fundamentais e casos práticos” (às 9 horas). Segue às 10 horas, com “Inclusão produtiva: o que podemos fazer?”, com Carlos Pignatari, head de impacto social da Ambev e coordenador Programa VOA.
O restante do dia terá como destaques, entre as diversas apresentações, “Gestão e comunicação: pilares que impulsionam sua OSC para captar recursos”, (das 13h30 às 14h25, sala 4), com a psicóloga Elaine Tezza Moratelli; “Legislação trabalhista x voluntariado” (das 14h30 às 15h30, sala 3), com o advogado Rogério Martir, sócio da Martir Advogados Associados; “Transparência nos processos de gestão do Terceiro Setor” (das 15h35 às 16h20, sala 6), com o advogado e sócio do Lima e Reis Sociedade de Advogados Guilherme Reis; “10 dicas práticas para adequar sua organização à LGPD” (das 15h35 às 16h20, sala 3), com o advogado Carlos Salgado, sócio do mesmo escritório.
O último dia do FIFE 2023 terá várias palestras magnas, na plenária, a começar com “Líder - ação e inovação: navegando no caos rumo à excelência” (9 horas), com Tânia Telles, CEO do instituto que leva o seu nome. Em seguida, às 9h50, será a vez da professora universitária Tatiana Cafre, que abordará “O poder das pessoas na inovação organizacional”.
Entre 11h10 e 12 horas, a plenária também sediará o debate “Reconstrução da agenda entre o poder público e as OSCs: a importância da gestão e das parcerias”, com a secretária-adjunta de Gestão e Inovação (Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos), Kathyana Dantas Machado Buonafina.
A partir das 12 horas, o ex-jogador de futebol Edmílson Moraes, campeão pela Seleção Brasileira da Copa do Mundo na Alemanha (2002) e da Uefa Champions League (2006) jogando pelo Barcelona. Aposentado desde 2012, o ex-atleta fechará o evento com a palestra “Improvável”.
O encerramento oficial do Fórum acontecerá logo em seguida, com o anúncio da sede do FIFE 2024 e sorteios de brindes.
Parceria
Apoiadora aérea do FIFE, a LATAM Airlines está com descontos de até 22% na compra de passagens no trecho Brasil/Belém/Brasil, para o período de 24 a 28 de abril. O abatimento cai para 15% se o período escolhido for entre 22 de abril e 30 de abril.
Para obter a emissão da passagem com desconto, o participante deve entrar em contato com a Seiva Turismo, agência de turismo oficial do evento, pelos telefones (11) 3236-6569, 94768-6932 ou 94762-6486, ou por e-mail: atendimento@seivaturismo.com.br.
Mais informações e inscrições, clique AQUI.
Fonte: Rede Filantropia
Foto: J Brarymi/Dreamstime.com