Seminário itinerante gratuito em Brasília reunirá gestores do Terceiro Setor

Por: Instituto Filantropia
23 Julho 2022 - 00h00

10130-email

A Rede Filantropia promoverá em 3 de agosto (quarta-feira), das 9 às 18 horas, em Brasília (DF), o “Giro Filantropia: Seminário Itinerante do Terceiro Setor”, evento gratuito voltado a gestores e profissionais que atuam em organizações e negócios sociais e em áreas correspondentes existentes em empresas e na administração pública.

O Giro reunirá, na sede do Sebrae/DF, um time de renomados especialistas que levará conhecimento em captação de recursos, legislação, contabilidade e tecnologia para instituições sociais. Criado em 2015, este treinamento intensivo já percorreu 80 cidades, disseminando e fortalecendo a informação técnica, com vistas a desenvolver o Terceiro Setor.

“Embora os eventos online tenham cumprido muito bem o seu papel durante o período de distanciamento social provocado pela pandemia, a convivência física e a troca de ideias ‘face a face’ proporcionadas por treinamentos como o Giro, sempre foram essenciais no Terceiro Setor, afirma o presidente da Rede Filantropia, Marcio Zeppelini.

Mesmo pensamento tem a diretora-executiva da Rede Filantropia, Thaís Iannarelli, para quem o Giro é importante para reunir as organizações da região onde é realizado, visando compartilhar informações relevantes para sua gestão. “Além de difundir conhecimento, ele promove também o networking regional, um dos pontos fortes do evento”.

Para o diretor de desenvolvimento da Rede Filantropia, Ricardo Baboo, o evento, por ser itinerante, beneficia um grande número de ONGs que, muitas vezes, não têm recursos suficientes para enviar um representante a um evento mais distante. “Da mesma forma, essas organizações também carecem do conhecimento técnico para a gestão de diversas áreas, seja para conquistar uma imunidade fiscal, administrar voluntários ou promover uma campanha de doações pelas redes sociais”, exemplifica.

Programação

Após a abertura oficial do evento, a primeira apresentação, das 9h10 às 9h30, será “Terceiro Setor: Uma panorâmica acerca de transparência e governança”, com o procurador distrital dos direitos do cidadão do Ministério Público do Distrito Federal, José Eduardo Sabo Paes, coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas Avançadas do Terceiro Setor. 

Em seguida, das 9h30 às 10h20, o advogado Danilo Tiisel abordará a “Estruturação e aplicabilidade de novas estratégias para o desenvolvimento institucional”, em que explicará como estruturar e adaptar a organização para uma gestão mais eficiente e transparente. O palestrante é membro da Comissão de Direito do Terceiro Setor da OAB-SP, coordenador do Grupo de Direito e Captação de Recursos da Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR) e diretor da Social Profit Consultoria.

Próximo da metade do período matutino, entre 10h20 e 10h30, o diretor de desenvolvimento da Rede Filantropia, Ricardo Baboo, fará a exposição “Rede Filantropia: A sua organização precisa fazer parte”, por meio do pitch de apresentação da Plataforma Impactus Filantropia.

Das 10h30 às 11h20, a administradora de empresas Leandra Santos ministrará a palestra “Modelos ágeis e inovação para captação de recursos”, com o objetivo de detalhar diversas ferramentas que agilizam os processos na organização, como Kanban, Scrum e Smart. Especializada em investimento social privado, ela é a responsável pela implementação de projetos de assessoramento para OSCs apoiadas pelo Instituto Bancorbrás.

A última apresentação da manhã, das 11h20 às 12h10 – “10 estratégias práticas para captar recursos” –, terá como foco as ferramentas tradicionais e inovadoras para incrementar doações e parcerias. A palestra estará a cargo do empreendedor social Michel Freller, conselheiro-diretor no Instituto Filantropia, VP do conselho deliberativo da ABCR, fundador da Criando Consultoria e diretor de captação de recursos da Associação Brasileira dos profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável (Abrasp).

O período da tarde do Giro Filantropia terá mais quatro palestras, mas antes delas haverá uma breve apresentação para os gestores, das 13h10 às 13h20, sobre o relacionamento com a Rede Filantropia.

Logo na sequência, das 13h20 às 14h20, o diretor-executivo da ABCR, João Paulo Vergueiro, explicará “Como utilizar o Dia de Doar para ampliar sua captação de doações”. Professor e coordenador do Fundo de Bolsas da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap), ele mostrará como participar do movimento que apoia instituições com ferramentas práticas para ampliar estratégias de captação de doadores.

Já o advogado Guilherme Reis, sócio do Lima & Reis Sociedade de Advogados, abordará, das 14h20 às 15h20, “O Terceiro Setor e suas leis: Como avançar sem riscos à integridade institucional”, quando detalhará as mudanças em leis e diretrizes do Terceiro Setor que impactam diretamente a gestão e sustentabilidade das entidades sem fins lucrativos.

Entre 15h50 e 16h50, após um intervalo para o café, a contadora Marcia Cavalcante, gerente de consultoria da Audisa Auditores Associados, fará a palestra “Mudanças e cuidados na certificação e manutenção do Cebas”, em que comentará o novo Cebas (NLC 187), as alterações na legislação e o que muda na prática.

Para fechar o evento, das 16h50 às 17h50, o presidente da Rede Filantropia, Marcio Zeppelini, ministrará a palestra magna “Inspiração e atitude para captar mais recursos”, em que ensinará os gestores os quatro passos para tirar projetos do papel e realizar mais e mobilizar mais parceiros para a abraçar a causa defendida pela organização.

Esta edição do Giro Filantropia tem o patrocínio de Ambev VOA, Instituto Bancorbrás e Audisa Auditores Associados. O apoio institucional vem de Lima & Reis Sociedade de Advogados, Curta a Ideia, ABCR, Social Profit e Martir Advogados. Conta ainda com parceria estratégica do Sebrae.

Serviço

Evento: “Giro Filantropia: Seminário Itinerante do Terceiro Setor”
Local/endereço: Sebrae/DF (Sia Trecho 3, Lote 1.580, Guará, Brasília)
Informações e inscrições: https://www.filantropia.ong/capacitacao/brasilia

PARCEIROS

Incentivadores
AudisaDoação SolutionsDoritos PepsicoFundação Itaú SocialFundação TelefônicaInstituto Algar de Responsabilidade Social INSTITUTO BANCORBRÁSLima & Reis Sociedade de AdvogadosQuality AssociadosR&R
Apoio Institucional
ABCRAbraleAPAECriandoGIFEHYBInstituto DoarInstituto EthosSocial Profit
Parceiros Estratégicos
Ballet BolshoiBee The ChangeBHBIT SISTEMASCarol ZanotiCURTA A CAUSAEconômicaEditora ZeppeliniEverest Fundraising ÊxitosHumentumJungers ConsultoriaLatamMBiasioli AdvogadosPM4NGOsQuantusS&C ASSESSORIA CONTÁBILSeteco Servs Tecnicos Contabeis S/STechsoup